mercoledì 23 marzo 2011

Antes dos ODM, a luta contra o racismo

Estou a trabalhar no CPR do qual já se falou aqui. Entre outras coisas estou a procura de casa para os utentes do Centro, os refugiados e os reinstalados em Portugal.

Não tem noção de quantas pessoas, ao telefone, me perguntam se sou preto e me dizem que não alugam a casa a pretos. Na primeira vez fiquei sem palavras, diz que não estávamos interessados e desliguei. Agora assusto-os e falo disto com as minhas colegas.

A discriminação racial [no arrendamento e em outras situações] é um crime público e é punido, caso seja praticado por pessoas individuais, com uma multa entre uma a cinco vezes o salário mínimo nacional. As condições estão descritas na Lei n.º18/2004, de 11 de Maio e na Lei n.º 134/99 de 28 de Agosto e uma boa ajuda pode ser o site da APAV.

Penso que, mesmo antes da luta e da sensibilização para os ODM temos que trabalhar, activar-nos e lutar contra o racismo e a discriminação [não só racial].

Portugal [ainda] não é o país tolerante e aberto as diferenças que nos querem dar a acreditar!

Ainda é preciso trabalhar muito!

Se já pensaram sobre o assunto, já sabem, podem ir dar uma vista de olhos ao ODM Campus Challenge, ao blog da Agência ODM e a página da RICOCHETE no Facebook.

7 commenti:

Reggie ha detto...

Infelizmente é o que temos, mas acho bem que comeces a ameaçar as pessoas. Acho que é preciso as pessoas terem noção que o que fazem com essas atitudes é contra a Lei.

luca ha detto...

Questo blog è sempre più Italian-unfriendly.

matia ha detto...

É per voi avere vocaboli e frasi imparate a memoria da citare a giugno.

In realta ogni post in portoghese ci avvicina di 180 punti al viaggio in Africa. yeah!

Anonimo ha detto...

Mattia,

O racismo em Portugal existe, é um facto. Mas julgo que é presente muito mais em gerações anteriores à nossa.
Muita gente tem marcada dentro de si uma experiência de vida em África na época colonial - em que os portugueses (sabemos que nem todos mas) viviam em superioridade colonialista sem conseguir perceber aquelas terras, aqueles povos (eles os verdadeiros donos desse chão).
Esses anos, essa cultura ultramarina deixa marcas; estilos; preconceitos.
Penso que caminharemos, salvo excepções, para gerações cada vez mais tolerantes com os imigrantes e abertas à diferença.
Gerações que se revoltam com o racismo e a discriminação.
Temos ainda muito que andar Portugal Portugal, mas acredito que há muito e grandes práticas de boa integração também no nosso país...http://todoscaminhadadeculturas.blogspot.com
Sara - Agência ODM

janeca ha detto...

fogo
(anzi cazzo!)

nem sei bem o que te dizer, matia.
ma secondo me bisogna spiegare a luchina il tuo post.
matia sta cercando delle case x dei rifugiati e troppe volte (non so quante ma una è già PROPRIO troppo) e gli chiedono (i padroni delle case che vorebbe affitare) se è nero per poi dirli che non affitano micca case a neri.

la discriminazione raziale è un reato in PT...xò c'è un modo di differenza tra quello che scriviamo e quello che siamo.

uff

tipo in brasile la legge che ha abolito la schiavitù è del 1880 e la costituzione che afferma che non c'è discriminazione raziale è stata scritta 3 anni dopo... è ottimista, diciamo, pensare che dopo 3 anni della fine della schiavitù non ci sarebbe piu discrimazione.

mi fermo e penso

ma è vero che stiamo camminando nel senso giusto, è vero che il fatto che ci sia scritto può volere dire (io spero sinceramente di si) che è quella la direzione.

però fa paura la strada ancora da fare.
fa paura.

Sofia Maul ha detto...

oh Matia,
que sofrimento deve ser ouvir...
mas o que é que te respondem quando lhes dizes que o que estão a fazer é ilegal?

matia ha detto...

sfaia, normalmente dizem que não é por mal [deles], que perguntam pelo meu acento, que tiveram ou conhecem quem teve experiências negativas e que na verdade depois não é mesmo assim [a-ah]. Neste ponto eu já não quero a casa. Só ontem um senhor desligou-me o telefone na cara, mas hoje [alegria] não liguei a nenhum idiota!um abraço