São pegas de chapéus-de-chuva e estão no nosso quarto
Bem, o 7º ODM, como já sabem fala de sustentabilidade ambiental.
Alguém disse que este é um dos objectivos principais a trabalhar em Portugal, uma vez que os outros já estão quase alcançados. Não concordo plenamente com isso, mas, sim, pode-se e deve-se ainda trabalhar muito na sustentabilidade ambiental em Portugal, a diversos níveis.
Trabalhei alguns anos com miúdos, cá e na Itália, e, agora que estamos a falar de intervir para a promoção da sustentabilidade ambiental é a ocasião para me tirar uma pedra que anda no meu sapato (ou nas minhas Birkenstock no verão) a muito tempo:
Fazer trabalhos manuais com materiais "reciclados" com os miúdos até à exaustão
NÃO É UMA SOLUÇÃO!
estou farto destas coisas com as embalagens de detergente, os pacotes do leite e [meu deus] as cápsulas da Nespresso! Chegou-se ao ponto de comprar estes produtos só para dar aos miúdos os materiais para os raios de ateliers.
E esta não é uma solução!
Temos que trabalhar com os garotos a maneira de consumir. Temos que tentar eliminar o consumo descartável das garrafas, dos guardanapos. Temos que reflectir sobre o que deitamos fora, o que pode ser arranjado, reutilizado, doado e (em última análise) reciclado.
Existem grandes artistas que fazem isto e todos nós podemos faze-lo. Vejam mais aqui.
E, já sabem, se querem saber mais sobre os ODM e o nosso trabalho vejam o ODM Campus Challenge, o blog da Agência ODM e a página da RICOCHETE no Facebook.
Nessun commento:
Posta un commento